Bill Moggridge, designer britânico que criou o primeiro laptop no formato que usamos até hoje, morreu aos 69 anos. O Museu Nacional de Design Cooper-Hewitt anunciou que Moggridge, seu diretor, faleceu neste sábado devido ao câncer.

Hoje ele parece estranho e desajeitado, mas seu design clamshell e acabamento em preto fosco estão presentes até hoje nos laptops. O impacto do Grid Compass foi reconhecido em 2010, quando ele recebeu o Prince Philip Designers Prize, o mais antigo prêmio de design no Reino Unido.
Mas o dispositivo não ficou apenas nos prêmios. Apesar de não ter disco rígido ou drive de disquete embutido – conectavam-se drives externos – o computador com corpo de magnésio foi rapidamente adotado pela NASA e pelo exército americano. Ele até foi ao espaço em 1985, a bordo do ônibus espacial Discovery!
Trinta anos depois, os laptops usam o mesmo design básico originalmente proposto por Moggridge. Isto mostra como ele teve impacto no design – e como sua obra merece ser celebrada. Obrigado, Bill Moggridge. Descanse em paz. [Washington Post]
Nenhum comentário:
Postar um comentário